POLÍTICA

Câmara aprova projeto de lei que proíbe canudos em Uberaba

24 abr, 2019

A Câmara de Vereadores aprovou, durante a sessão plenária desta terça-feira (23), o Projeto de Lei (PL) que proíbe o fornecimento de canudos de plástico em Uberaba. De autoria do vereador Rubério Santos (MDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a proposta segue para a sanção ou veto do prefeito Paulo Piau (MDB).

Pelo texto, fica proibido o fornecimento de canudos de material plástico aos clientes de hotéis, restaurantes, bares, padarias, entre outros estabelecimentos comerciais da cidade. A regra também se aplica aos clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais de qualquer espécie.

Durante a análise do PL, uma emenda aditiva, assinada por Rubério, foi anexada. Ela estabelece o prazo de um ano para que os estabelecimentos façam a adequação.

Para o vereador, Uberaba precisa avançar nesse sentido, seguindo o exemplo da obrigatoriedade imposta em outros municípios brasileiros, como no Rio de Janeiro (RJ), por exemplo. O projeto que proíbe o uso dos canudinhos de plástico também foi aprovado nas Câmaras de São Paulo (SP) Curitiba (PR).

Entre as justificativas apresentadas, Rubério ressaltou que esse tipo de projeto de lei é importante, lembrando que os prejuízos que o plástico oferece ao meio ambiente são quase que irreparáveis.

“O canudinho tradicional representa 4% de todo o lixo plástico do mundo e, por ser feito de polipropileno e poliestireno (plásticos), não é biodegradável, podendo levar cerca de 450 anos para se decompor na natureza. E seu tempo de uso é muito curto – cerca de quatro minutos. São quatro minutos que equivalem a centenas de anos de poluição para o meio ambiente”, citou Rubério na justificativa.

“Há milhões de canudinhos espalhados na natureza. Agora, com essa aprovação, queremos que Uberaba dê exemplo a outros municípios da região e de MG na preservação do meio ambiente. Estamos começando com o canudinho; quem sabe, a próxima meta no município será o fim das sacolas plásticas”, comentou o vereador.

Projeto de autoria do vereador Rubério Santos segue para sanção ou veto do prefeito  — Foto: Rodrigo Garcia/Câmara Municipal de UberabaProjeto de autoria do vereador Rubério Santos segue para sanção ou veto do prefeito  — Foto: Rodrigo Garcia/Câmara Municipal de Uberaba
Fonte: G1- Portal Globo de Notícias