GERAIS

Casa da Cultura sedia mostra de teatro

23 04 20

23 abr, 2018

Os escritores alemães que recriaram clássicos da literatura infantil ganharam uma mostra própria na Casa da Cultura em Frutal. Trata-se da Mostra de Teatro das Escolas Municipais de Frutal. A programação teve início na manhã de terça-feira (17) com uma abertura oficial e contou com a participação de alunos da Escola Estadual Maestro Josino de Oliveira (Estadual) e da Escola Municipal Gomes da Silva.

Os alunos do Gomes foram os responsáveis por reproduzirem a história dos irmãos encenando num cenário preparado pelo Núcleo de Apoio e de Incentivo à Leitura o conto de Chapeuzinho Vermelho. De acordo com a coordenadora do núcleo, Rute Machado, o objetivo é envolver os alunos na produção e encenação dessas histórias, e consequentemente despertar em todos o interesse pela literatura.

Ainda segundo Rute, o teatro é uma ferramenta para aguçar a curiosidade do público “toda criança quando houve um conto que tenha vários acontecimentos, assim fantásticos, eles se interessam. Chapeuzinho Vermelho é história que fez parte da nossa infância, e quando tem essas apresentações, temos a oportunidade de falar um pouquinho sobre a importância dos autores e depois disso as crianças buscam na literatura o livro para conhecer ainda mais e levar um pouquinho dessa fantasia no crescimento na sua formação o que é muito importante para o desenvolvimento tanto intelectual quanto emocional de todos” destacou.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Gabriela Ferreira de Mello Borges, o projeto é fundamental para fomentar a leitura no ambiente escolar. “Estamos muito felizes com esse trabalho e a nossa maior intenção é formar leitores competentes, isso através do teatro e através de histórias que a gente conhece desde criança. A partir dessas encenações a gente consegue trazer essas crianças para o mundo mágico da leitura” reforçou a secretária.

Na Casa da Cultura foi montado um cenário para apresentação. Cada dia, uma escola ficará responsável por produzir um dos contos dos Irmãos Grimm para apresentação. Na abertura, a aluna da quarta série da Escola Municipal Alonso de Morais, Isabela Batista Barbosa, apresentou a biografia dos autores e em conversa com a reportagem disse ter ficado muito feliz com o convite.  Com apenas nove anos, de uma forma muito desembaraçada, Isabela disse ser apaixonada pelo mundo da literatura e afirmou que seu conto preferido é o de “Cinderela”. “Eu gosto muito de fazer teatro, gosto muito de ver as histórias para interpretar. Gosto muito dessas coisas e eu amei ter apresentado a história dos escritores e também porque eu gosto muito dos autores. O conto de fadas da Cinderela eu amava, ainda amo, lógico, é minha princesa favorita” descreveu a pequena, que atribui à mãe seu gosto pela leitura.

A mostra de teatro vai até o próximo dia 26 na Casa da Cultura. O cronograma das apresentações está disponível no site da prefeitura em frutal.mg.gov.br e a entrada é gratuita.