POLÍTICA

Deputado Arnaldo fala sobre o Dia Mundial da Água

27 mar, 2018

No mês em que comemoramos o “Dia Mundial da Água”, garantir o acesso universal à água de qualidade se tornou o grande desafio. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 1 bilhão de pessoas não têm acesso à quantidade suficiente de água para abastecimento mínimo. No Brasil, cerca de 34 milhões de pessoas usam água sem tratamento.

O deputado estadual Arnaldo Silva (PR) considera a reflexão sobre o tema da gestão das águas essencial para os mineiros, principalmente, depois da tragédia de Mariana que fez com que cerca de 90% da água da Bacia do Rio Doce estivesse imprópria para o uso.

“Tendo em vista o impacto das condições de acesso à água, o dia 22 de março nos resgata reflexões a respeito das nossas responsabilidades para com a gestão desse recurso que é essencial para todos”, afirmou Arnaldo, que foi membro efetivo da Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa (ALMG).

O deputado acrescentou que o acesso à água não é um privilégio, mas um direito de todos. “A água é considerada um direito fundamental ao reconhecimento e a dignificação humana. Não podemos aceitar que ainda existam pessoas sem água potável e sem saneamento básico”, concluiu.