GERAIS

Hospital Frei Gabriel passa por revitalizações

14 maio, 2019

A fim de trazer mais qualidade e mais conforto para a população de Frutal e região, o Hospital Frei Gabriel (HFG) passa por revitalização em diversas alas. A reforma que teve início no último dia 3 de abril e deve seguir até que sejam concluídas todas as alas, conta com a parceria de instituições locais que acreditam na seriedade do trabalho desenvolvido dentro do HFG, através da gestão compartilhada entre o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – IBRAPP e a Secretaria de Saúde do Município.

A reforma no Hospital Frei Gabriel teve início pelos consultórios do Pronto Socorro passando pelo setor de observação, recepção do ambulatório e setor de acolhimento ambulatorial. O setor de inalação também passou por melhorias e o espaço conta com um ambiente mais lúdico para o atendimento de adultos e crianças. De acordo com a administração do HFG mais de 6 mil pessoas passam pela unidade de saúde à procura de atendimento todos os meses.

O Centro Cirúrgico foi a dependência que precisou de uma atenção maior, devido a complexidade dos atendimentos realizados. “No decorrer das obras foi evidenciada a necessidade de reforma no centro cirúrgico, para atender as diretrizes da Vigilância, Sanitária, o que foi feito sem prejuízo nas atividades”, ressalta a gestora do IBRAPP, Silvana Alves. Na última sexta-feira (3) foi protocolado ao Ministério Público de Frutal, através do Instituto, o ofício de número 0316/2019 para informar sobre a necessidade e o andamento da reforma.

Ainda de acordo com Silvana, a administração do Hospital preferiu não divulgar a revitalização anteriormente na mídia, sobretudo no bloco cirúrgico, para evitar que a população deixasse, ou se precipitasse, ao procurar a unidade de saúde. “O nosso objetivo foi de que pacientes procurassem a unidade de saúde normalmente, para que a equipe de assistência os encaminhasse às cidades pactuadas para atendê-los” explica Silvana.

Para que fosse possível a reforma das instalações da ala de Cirurgia, sem prejuízo aos atendimentos prestados, foi preciso um trabalho em conjunto com os municípios de Conceição das Alagoas e Uberaba. Os procedimentos de extrema urgência, como pacientes politraumatizados, continuaram sendo atendidos no período das obras. Com as instalações reformadas os pacientes do HFG terão um atendimento ainda melhor no hospital referência da região.