GERAIS

IBRAPP / HFG iniciam “Ação Novembro Azul”

12 nov, 2018

Estima-se que no Brasil um homem morre a cada 38 minutos em consequência do câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), com 13.772 óbitos por ano. Diante deste contexto social, o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – IBRAPP e Hospital Frei Gabriel realizam a ação social Novembro Azul em Frutal-MG.

A abertura aconteceu no dia 01 de novembro no ambulatório do HFG com a explanação dos Gestores Avanélio Rodrigues e Silvana Alves. Em seguida foi ministrada pela Responsável Técnica de Enfermagem do HFG Cenddy Borges Gonzaga dos Santos Guarani uma palestra e uma orientação sobre a prevenção sobre ao câncer de próstata.

O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, fatores hormonais, ambientais, dieta rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso. A raça negra constitui-se um grupo de maior risco para desenvolver a doença.

A enfermeira Ceddy explicou aos presentes à causa, os sintomas, como são feitos os diagnósticos, como se prevenir, onde e como são realizados os exames, o grupo de risco e orientou á todos a procurarem um médico especialista realizando os exames periodicamente. A profissional argumentou ainda a importância da atividade física e alimentação saudável que segundo a enfermeira também ajudam na prevenção.

De acordo com o Inca já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis.

Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

A ação Novembro Azul será realizada em parcerias com a Secretaria de  Saúde com palestras com a enfermeira  responsável pela  UBS – Virginia  Paula Queiroz de Souza – Saúde da Mulher Patricia Azevedo na Apac, 4ª Cia de Policia Militar,  Nutritaurus, Corpo de Bombeiros, Igreja Assembleia de Deus Ministérios Atos e Cervejaria Império.