GERAIS

Palestra para conscientizar sobre Fibrose Cística

25 09 2018 - Prefeitura

25 set, 2018

Setembro é conhecido como mês de conscientização da Fibrose Cística, uma doença genética e crônica que se manifesta principalmente nos aparelhos respiratório e digestivo e atinge uma a cada 10 mil pessoas no País. Também conhecida como doença do beijo salgado, a Fibrose Cística é caracterizada pela produção de muco mais espesso que o normal, muitas vezes seus sintomas são confundidos com outras doenças, como pneumonia, o que dificulta o diagnóstico precoce.

Com objetivo de divulgar e conscientizar a população frutalense sobre a doença, a Secretaria Municipal de Saúde, realizará uma palestra na quinta-feira (20), a partir das 13h30, na Câmara Municipal, que será ministrada por uma equipe do CEAE – Centro Estadual de Atenção Especializada (Antigo Centro Viva Vida).

De acordo com a secretária de Saúde, Marília Gonçalves Martins, a doença, pode ser detectada por meio do Teste do Pezinho, feito em recém-nascidos, que permite ao paciente ter a qualidade de vida melhorada, podendo começar o tratamento logo cedo. “A fibrose cística, não transmite de uma pessoa para outra, a pessoa já nasce com essa doença até mesmo por ser uma doença genética. Cada caso é um caso, mas a gente chama bastante atenção, porque se a gente for analisar os sintomas separados, não é nada, mas se juntarmos todos os sintomas é onde a gente pode ter a preocupação e se atentar para fibrose cística, dentre elas a tosse crônica, pneumonia de repetição, diarréia, suor salgado, falta de ar, dificuldade de ganhar peso e altura”, explica.

Segundo Marília, o mês de setembro é denominado ‘Setembro Roxo’, utilizado para realização da Campanha Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística e Frutal aderiu essa campanha, para que a população saiba identificar os sintomas e em seguida procurarem um médico. “Quero convidar todos os profissionais da saúde e também a comunidade frutalense, participar da palestra que acontece no dia 20, onde toda nossa equipe do CEAE estará na Câmara Municipal, será um bate papo sobre a Fibrose Cística de uma forma geral, para que a gente possa identificar o que é a doença”, convida.

 

Principais Sintomas da doença

Entre os sintomas mais comuns da fibrose cística estão a tosse persistente, muitas vezes com catarro; pele e suor com sabor salgado; infecções pulmonares frequentes, como pneumonia e bronquite; chiados no peito; gordura nas fezes; baixo crescimento e pouco ganho de peso. A gravidade e frequência dos sintomas variam, mas a maioria dos pacientes os apresentam ainda nos primeiros anos de vida. Nos adultos, os principais sinais da doença são sinusite crônica, pancreatite, problemas no fígado, esterilidade e doença pulmonar crônica. A doença não é transmissível.