POLÍTICA

Pesquisa Datafolha: Anastasia lidera disputa em Minas

22 ago, 2018

Senador Antonio Anastasia lidera as intenções de voto dos mineiros ao Palácio da Liberdade, com 29%, segundo pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta quarta-feira (22). O governador Fernando Pimentel (PT), candidato à reeleição, aparece logo em seguida, com 20%. Romeu Zema (Novo) tem 5%, João Batista Mares Guia (Rede), 3% e Dirlene Marques, 2%. Jordano Metalúrgico (PSTU), Alexandre Flach (PCO) e Claudiney Dulim (Avante) marcaram 1% cada. A margem de erro da pesquisa é de três pontos porcentuais.

O instituto também considerou cenário com a presença de Márcio Lacerda, que se retirou da disputa na terça-feira (21). Nesse caso, Anastasia ainda lideraria, com 26%, Pimentel também estaria em segundo lugar, com 18%, e Lacerda na sequência, com 9%.

Pimentel é o candidato mais rejeitado pelos eleitores, com 38%. Anastasia tem 26% nesse quesito.

Com a desistência de Márcio Lacerda, tucanos e petistas devem mais uma vez polarizar a disputa eleitoral no estado, o que acontece desde 2002. A ausência de Lacerda, inclusive, pode fazer com que a disputa se encerre em um único turno, já que seis dos oito candidatos são pouco conhecidos, de pequenas legendas, com um exíguo tempo de campanha para ganhar visibilidade.

A desistência de Lacerda consolida a coligação do PSB com PT, PR e PCdoB, o que dará à campanha majoritária de Pimentel o tempo adicional da legenda de 54 segundos diários em inserções e 1min10s nos dois blocos do horário eleitoral para o governo de Minas, às segundas, quartas e sextas.

Ao todo, Pimentel passará a ter 5min11s nos dois blocos, além de 4min6s em inserções diárias, o que reduzirá um pouco a diferença em relação à campanha do senador Antonio Anastasia (PSDB), que conta com 6min 44s nos dois blocos do horário eleitoral e 5min15s em inserções diárias.

Senado. A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) lidera as intenções de voto para o Senado com 25%, à frente do jornalista Carlos Viana (PHS), com 11%, do Coronel Lacerda (PPL) e do Professor Tulio Lopes (PCB), com 8% cada.

Foram entrevistados 1.214 eleitores de 56 municípios mineiros nos dias 20 e 21 de agosto. O registro no TRE é MG-09858/2018 e no TSE é BR-04023/2018.