POLÍTICA

Prefeitura e Cutrale realiza obra de drenagem pluvial

19 07 2018 - Prefeitura

19 jul, 2018

O Córrego do Brejinho, localizado na Avenida Marechal Deodoro passou por uma obra de drenagem pluvial, que visa melhorar o fluxo de água no local. Os trabalhos foram realizados pela Prefeitura de Frutal, em parceria com a empresa Cutrale.

De acordo com o engenheiro ambiental, Germano Bertanha Neto, que atua no departamento de obras da Prefeitura, no local foi colocado o gabião para conter e acomodar as encostas e taludes, para melhorar a perspectiva do canal e evitar problemas no futuro, como desmoronamento e processos erosivos das encostas. “Os benefícios da obra são estabilização de talude, evitando assim novos desmoronamentos das encostas, melhor captação das águas das chuvas (drenagem pluvial), e também melhorar o ambiente local, além de diminuir os riscos de depósito de entulhos e lixos”, explica.

Segundo o engenheiro Germano, o gabião é um muro de arrimo classificado como uma estrutura de contenção à gravidade e flexível.  “Os muros de gabiões são muros constituídos por gaiolas metálicas formadas por fios de aço galvanizado (para que resistam às intempéries sem oxidar, podendo também, ser utilizada uma camada de PVC para maior resistência à corrosão) de malhas hexagonais com dupla torção. Estas gaiolas são preenchidas pelas pedras e organizadas manualmente ou com equipamentos mecânicos comuns”, informa.