GERAIS

Unimed e Sicoob promovem Dia de Coopeerar

11 jul, 2019

A Unimed Frutal e o Sicoob promoveram no sábado (6), o Dia de Cooperar (ou Dia C, como também é conhecido). Esta é uma iniciativa, criada pela Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg) em 2009 com o objetivo de contribuir, através do trabalho voluntário, com o desenvolvimento social das comunidades, elevando a qualidade de vida das pessoas.

Durante algumas semanas, as entidades e outros voluntários fizeram a arrecadação de alimentos, principalmente leite e farinha de trigo, beneficiando várias entidades de Frutal e região, onde a Unimed e Sicoob atuam.

Conforme declara a gerente administrativa da Unimed Frutal, Sandra Garcia, a arrecadação foi além da expectativa, tornando possível atender mais instituições do que estava programado.

“No dia C, a gente se dedica a ajudar as pessoas de alguma forma e o resultado tem sido muito significativo porque quanto mais pessoas envolvidas, maior é esse resultado. Temos que destacar e agradecer o trabalho de todos os que se desempenharam a ajudar”, diz.

Sandra destaca que o povo frutalense tem um coração bondoso e sempre contribui com as doações. Por isso, a arrecadação foi acima das expectativas e, assim, puderam atender um grande número de entidades.

Os beneficiados foram a Apae, Grupo Espírita Irmã Sheila, Casa dos Vicentinos de Comendador Gomes, Creche Júlia de Carvalho e a Casa da Sopa Maria de Nazaré.

Esse trabalho voluntariado já ganhou tanta notoriedade que o Papa Francisco quis conhecer parte da equipe que o realiza. Nesta comitiva de seis pessoas, fez parte o diretor do Sicoob Frutal, Reginaldo Dias Machado (Zaru).

“Tive a honra de participar dessa comitiva. Essa gratidão e reconhecimento nos fazem querer se empenhar ainda mais no projeto, que hoje já tem uma abrangência muito grande no cooperativismo brasileiro. Essa é uma satisfação muito grande porque são beneficiadas instituições que merecem todo o nosso apoio”, enfatiza.

A responsável pelo setor de comunicação e marketing do Sicoob Frutal, Sara Cristina Pereira Souza, também destaca a gratificação pelo trabalho concluído que, às vezes, se inicia até três meses antes da distribuição do que foi arrecadado.

“Foi muito gratificante poder beneficiar as instituições. Ficamos muito felizes ainda por envolver os colaboradores que ficam gratos por ajudar. Também só temos a agradecer a população de Frutal por estas doações. Não esperávamos tamanho sucesso da campanha que tem o lema ‘Atitudes simples movem o mundo’ e é isso que a gente vem propondo e pretendemos continuar”, relata.

 

Opiniões

“Começamos fazer essa ação em Minas e hoje está expandindo em nível nacional. Faz parte cooperar entre nós e com aquelas pessoas necessitadas. A gente tem que incentivar e aprovar essas ações aqui em Frutal e todo lugar que precisar. Assim que tem que funcionar, todo mundo procurando solução e não somente à espera do governo”.

Geraldo Franco Denipoti, diretor do Sicoob

“A doação foi bem-vinda porque trabalhamos com cerca de 80 crianças e jovens e umas 20 mães, servimos lanche, café da manhã. A importância das doações não somente no lanche, mas também para montar cestas de alimentos para entregar a outras pessoas carentes em toda cidade de Frutal”.

Marcos Henrique Luiz, do Grupo Espírita Irmã Sheila

“Significou muito para mim poder ajudar essas instituições carentes, que passam por dificuldades. Nós fazemos essa campanha anualmente e nas reuniões, a gente vê como e quem ajudar. Com as arrecadações, a gente conseguiu ajudar outras instituições, tamanho o sucesso da campanha. Ficamos muito felizes”.

Letícia Alves Cacinelli, colaboradora da Unimed

“Hoje é um dia de muita alegria porque é grande a dificuldade de ter esses alimentos no dia a dia. Estamos muito felizes porque atendemos 458 pessoas e isso requer muita alimentação. O mais importante é que as empresas preocuparam em doar o que era realmente mais necessário para as instituições”.

Wilma de Paula Machado, diretora da Apae de Frutal